Mentoras

SIMONE LEITE

Simone Leite é daquelas pessoas apaixonadas por tudo que faz. Se apenas duas palavras a definissem paixão e coragem com certeza seriam as escolhidas. Gaúcha de Estância Velha, foi em Canoas que deu os primeiros passos no empreendedorismo e no associativismo. Seu primeiro empreendimento foi a sala de aula. Simone foi professora. Como a remuneração estava muito aquém do ela almejava resolveu empreender de fato, e se tornou sócia de quem hoje é seu marido na Urano, a segunda maior fabricante de balanças eletrônicas do Brasil e líder em vários segmentos de produtos. Foi a atuação na empresa, como diretora administrativa, junto a sindicatos da categoria, que a levaram para o associativismo. E também foi neste momento que ela começou a perceber – e sentir na pele – a predominância masculina e o machismo velado.

Ela conta que em uma dessas reuniões ela recebeu a indicação para sentar nas cadeiras laterais como assessora. Foi então que começou a notar a importância de se impor e mostrar que estava ali para discutir de igual para igual com os homens as necessidades da empresa dela. Isso despertou nela a vontade de promover a participação feminina nas entidades de classe. Ela atua no associativismo desde 2006. A empresária presidiu a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICs). Mas sua entrada na entidade foi por um convite para ser diretora social. Simone não hesitou e aceitou o convite. Foi a forma que ela achou para entrar na entidade. Logo depois foi vice-presidente da Indústria e em seguida secretária de Desenvolvimento Econômico de Canoas entre 2009 a 2011, quando criou o Escritório do Empreendedor e reduziu a carga tributária do município. Em 2016, a empresária foi eleita como presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul, a Federasul, com apenas 38 anos de idade. É a primeira mulher a chegar à presidência da entidade em seus 90 anos de história. Desde 2012 ela já atuava na entidade como vice-presidente de integração e conhece de perto e participa do cotidiano das entidades de classe do interior do Estado. A eleição na Federasul foi acirrada. Em 88 anos, a entidade não tinha uma disputa de chapa. Simone não aceitou compor chapa e ser vice.

Ela queria a presidência. Queria ser a primeira mulher presidente da entidade. E conseguiu. A gestão que ela vem fazendo apresenta resultados surpreendentes. A entidade não tinha superávit que há mais de 20 anos e agora conquistou, além de uma integração inigualável com as entidades do interior do Estado e a criação do Conselho da Mulher Empresária, já que o Rio Grande do Sul era um dos poucos que não tinha essa representação no Brasil. Política Simone também atua na política. Ela acredita que a política muda sim a vida das pessoas e por isso não pensou duas vezes em entrar para a política partidária. Hoje ela é filiada ao Partido Progressista e presidente do PP Mulher. Nas eleições estaduais de 2014, concorreu ao Senado Federal pelo PP e recebeu 606 mil votos (10,58%).

Coragem A coragem nunca faltou para Simone. Ela acredita que é necessário coragem para desbravar o desconhecido, para buscar o novo e para chegar onde se almeja. Ela também acredita que a união faz a força, como diz o ditado, e os empreendedores precisando estar unidos, as mulheres precisam estar unidas, para trilhar um caminho menos difícil e avançar juntos em bloco.

Aprendizado

Ao longo da sua trajetória Simone aprendeu que não dá para ser uma super mãe, super empresária, super presidente, uma super mulher. Com isso aprendeu a delegar. Ela confia, entrega, delega e cobra os resultados. Não é centralizadora, bem pelo contrário. Ela não se
cobra demais e vivencia suas conquistas. Com isso trouxe mais leveza para sua vida, aprendeu a fortalecer parcerias e qualidade não é sinônimo de quantidade.

Roteiro para Mentoria

  1. Trajetória pessoal
  2. Como se tornou empreendedora
  3. Como entrou para o associativismo
  4. Como é a sua luta pelas mulheres
  5. Como foi chegar a presidência da Federasul
  6. Quais são os próximos passos
  7. O que vc considera como primordial para as mulheres que querem empreender e se tornarem líderes

LIDERANÇA INSTITUCIONAL

Encontro dia às 19:00