Mentoras

TANIA REZENDE

A história de Tania Rezende é daquelas que faz você parar para pensar. Ela fez de uma grande paixão, o negócio da sua vida. Ainda com 12 anos, a menina que morava na área rural partiu para realizar o seu sonho na cidade. Começou a trabalhar no ateliê de costura das tias em Juruaia, Minas Gerais, cidade com 10 mil habitantes. Isso deu a ela toda a base para entender e pôr a “mão na massa”, quer dizer, na máquina de costura.

Tania trabalhou em diversas empresas do segmento de lingerie, o segmento forte que é a alicerce da economia de Juruaia. Seu primeiro empreendimento foi uma loja de roupas, uma revenda, que abriu com o dinheiro do seu fundo de garantia em 2002. Mas foi em 2005 que aconteceu a grande virada da empreendedora. Tania, o marido e a mãe, juntaram 20 mil reais e deram o pontapé inicial da Intima Passion, empresa que hoje conta com mais de 100 colaboradores, exporta para 12 países e produz mais de 35 mil peças por
mês. Com o valor inicial investiram em quatro máquinas e a mão-de-obra era feita pela Tânia, a mãe, o marido, a irmã e uma amiga. A mesmo tempo que iniciava a produção própria, Tania tocava a loja, começou a participar mais ativamente da associação comercial, participava de todos os cursos e eventos que podia, estava grávida e tinha a primeira filha para cuidar. Na noite que foi para a maternidade ter a segunda filha, sua loja foi assaltada. Levaram todo o estoque e ainda as peças que estavam sendo produzidas na oficina. E o que era para ser uma tragédia foi a alavanca propulsora dos negócios da família.

As filhas foram criadas dentro da oficina ao lado de máquinas de costura. Tania lembra que uma vez levou a bebê ao médico para saber se não faria mal para ela ficar tão próximas às máquinas. E foi assim, com paixão e com muita dedicação que a Intima Passion chegou aonde está. Desde sua criação a empresa já produziu mais de 3,5 milhões de peças. A empresa cresceu junto com o setor de lingerie e com a cidade de Juruaia. A participação na associação comercial foi essencial para os negócios. Tania foi presidente da Aciju e fez história ao inovar na Feira de Lingerie e criar a Expo Juruaia. Também investiu em marketing para fortalecer o Pólo de Juruaia. Atualmente é vice-presidente da Federaminas.

Um dos grandes diferenciais da Intima Passion é o conforto e a usabilidade das peças. Um projeto realizado em parceria com o Sebrae e o Senai – Modatec permitiu a empresa ter uma modelagem específica. Foi realizado um estudo de uma nova forma de modelar, de taças A, B, C e D, que é único no Brasil e foi feito em parceria com um mastologista de Belo Horizonte. A empresa desenvolveu a “Medida Íntima”, que tira, também, a medida do seio, não costas e seio juntas, pra saber o sutiã específico pra cada mulher. Toda esta dedicação de Tania levou a pequena Juruaia às graças da então presidente do Brasil, Dilma Roussef. A empresária mostrou o potencial e os números da economia local. Desde 2010, a região cresceu mais de 100% e a cidade de Juruaia teve a maior renda per capita do sul de minas em 2013, ficando em terceiro lugar no estado.

Toda esta trajetória foi e é construída com muita dedicação e determinação. Tania aprendeu e gosta de ressaltar a importância do respeito ao outro, a ideias e opiniões diferentes das suas, a respeitar o tempo de cada um. Desafios também não faltam na sua atividade como empreendedora e ela considera que entre os que mais se destacam está a perenidade da empresa, continuar a crescer, manter a empresa numa linha ascendente de crescimento é um desafio diário, ainda mais em momentos de crise. Motivar a equipe também é elencado por ela como um grande desafio. A confecção depende 100% das pessoas, é um trabalho extremamente manual.

Diferente de outros segmentos, a moda é um setor com predominância feminina. 90% das empresas são lideradas por mulheres. Por conta disso, ou do seu perfil, Tânia considera que não teve dificuldades por ser mulher. Ela também acredita que não percebe isso no seu dia-adia porque não se intimida com os “nãos”.Tania acredita que o sucesso para quem escolheu o empreendedorismo como carreira está no estudo, no aprendizado que o próprio negócio traz. Por isso vale a pena estar sempre de olho nos dados que a própria empresa produz. Olhar com calma e decidir os rumos. Já para quem está começando a regra é a mesma. Estudar, fazer pesquisa de mercado, analisar a concorrência, e viver o negócio, estar junto o tempo todo.

Roteiro para Mentoria

  1. História
  2. Segmento de atuação e a cidade que atua
  3. A criação da Intima Passion – como começou, as dificuldades, os investimentos, onde está agora
  4. Atuação no empreendedorismo
  5. Dicas de como ser uma empreendedora de sucesso

LIDERANÇA
EMPRESARIAL

Encontro dia às 19:00